Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

07/01/2014 às 14:35:00

Presos filmam decapitados em penitenciária no Maranhão; veja as fotos e vídeo

Santa Rita do Pardo News
Rebelião Presidio Pedrinhas
Homens é decapitados em penitenciária no Maranhão
Rebelião Presidio Pedrinhas São Luis Maranhão

"Tem que ajeitar o foco", diz um preso a um colega que acabara de ligar a câmera do celular em meio a um grupo de detentos rebelados.

Vencida a discussão técnica, o que se segue é um documento explícito do horror praticado no complexo de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão, onde 62 presos foram mortos desde o ano passado.

São dois minutos e 32 segundos em que os próprios amotinados filmam em detalhes três rivais decapitados. E se divertem exibindo os corpos –ou que restam deles.

O vídeo, gravado no dia 17 de dezembro, começa com os presos caminhando por dez segundos dentro da penitenciária. Para preservar suas identidades, tomam o cuidado de exibir apenas os pés.

No foco principal, um homem de chinelos pretos e bermuda branca dá passos apertados, até que no oitavo segundo da caminhada o chão verde molhado de água se transforma num piso ensopado de sangue.

Dois segundos adiante, a câmera se levanta abruptamente e mostra o saldo do motim no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pedrinhas, um bairro da zona rural da capital maranhense.

Estão lá, diante da câmera e de comentários em tom de comemoração, os corpos de Diego Michael Mendes Coelho, 21, Manoel Laércio Santos Ribeiro, 46, e Irismar Pereira, 34.

O gestão Roseana Sarney (PMDB) não quis comentar o vídeo, enviado ao governo pela Folha. Disse apenas que imagens supostamente registradas em Pedrinhas estão sendo divulgadas e poderão ser alvo de inquérito para investigar a sua veracidade.

 

CABEÇAS

As imagens, encaminhadas à Folha pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão, são chocantes.

Nas costas de um desses corpos, de bruços, estão duas cabeças, lado a lado. Elas são exibidas como troféus.

Ao lado, o terceiro decapitado ainda tem a cabeça encostada ao pescoço.

Um dos presos grita: "Bota [o corpo] de frente pra filmar direito". Outro pede: "Não puxa a cabeça dele".

Em vão. Um outro colega, também de chinelos, enfia os pés na poça de sangue, se aproxima e, com a ponta dos dedos, ergue a cabeça, puxada pelos cabelos.

A cabeça escapa, cai no chão, mas é erguida novamente e colocada ao lado das outras duas. Os presos mantêm o clima de comemoração.

A câmera se aproxima e foca as cabeças bem de perto. Os três parecem ter sido torturados antes de terem as cabeças cortadas. Há marcas de cortes no rosto e por todo o corpo, que parecem ter sido feitas com facas e estiletes.

A câmera segue filmando. Gira e mostra corpos e cabeças de diferentes ângulos. Um dos presos, já descalço, coloca o pé sobre um dos corpos, em sinal de domínio sobre os inimigos.

Neste momento, o vídeo, que traz à tona o cenário de caos no sistema penitenciário do Maranhão, chega ao segundo minuto.

Um dos presos se abaixa, pega uma das cabeças e a gira em direção à câmera.

"Filma aí esse maldito, desgraçado", diz um deles sobre um dos decapitados, com aparelhos nos dentes e o rosto todo riscado. "Vira de lado, vira de lado", pede outro.

Nenhum rosto aparece no vídeo. Mas o chão molhado, de água e de sangue, permite visualizar, no reflexo, uma meia dúzia de presos.

Segundo o governo do Maranhão, que não quis comentar as imagens, as três mortes foram resultado de uma briga entre membros da mesma facção criminosa.

A maior rivalidade no complexo, porém, é de presos da capital versus presos do interior do Estado. Eles formam duas facções diferentes.

Essa rivalidade é citada em relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que conclui que o governo tem sido incapaz de coibir a violência.

Foi de dentro do complexo que saíram as ordens para os atentados ocorridos no último final de semana.

O relatório cita a superlotação de Pedrinhas (com 1.700 vagas, abriga 2.500) e relata casos de estupros de mulheres que entram no presídio para visitas íntimas.

 

Folha Press
Publicidade

Enquete

Você é favor do transporte coletivo duas vezes por semana de Santa Rita do Pardo a Bataguassu-MS
SIM
NÃO
TODOS OS DIAS
Publicidade

Recados

  • Rubens da Silva Soares

    Passei aqui para parabenizar o Sr Celsó peça sua brilhante iniciativa, pessoa ímpar e empreendedora. Bom seria que as pessoas tivessem a mesma coragem.

  • Niefson Marques

    Olá ,,,Amigo parabéns Pelo trabalho que Deus ilumine mais e mais,.Que Deus Prospere a Sua Profissão a cada. dia;;;;....

  • Pr. Manoel Pedro -do Mutum

    Olá amigo Celso, que bom que vc tem divulgado as coisas boas que acontece na nossa cidade e região. Parabéns! Passei por aqui pra te dizer que Jesus continue abençoando a sua vida, e continue sendo este profissional competente que você é. Abraço. Aparece por ak qdo puder, ak, a casa é sua menino. te esperamos.

  • werika soares de souza

    Oi Celso, Parabéns ficaram lindas as fotos do café da manhã ! sucesso . :)

  • pedro

    ola nelsinho ja colocou a noticia do omicidio da menina da fazenda? ja esta rodando por ai nos principais jornais.

  • Dirce

    Olá Celsinho, posta ai as minhas fotos da formatura. Abraços

  • Estefani Teixeira

    Olá.. Celso posta ai as fotos da Marcha para Cristo, e as fotos da Formatura do 3 Col. da E. E. José Ferreira Lima. Obrigada!

  • JOSÉ SANTOS

    OW CELSO, CADÊ AS FOTOS DA MARCHA PRA JESUS DAQUI DE SANTA RITA DO PARDO-MS POSTA AS FOTOS AI IRMÃO. FICA NA PAZ

  • margarete PROCON

    MARCHA PARA CRISTO DOMINGO 18;00HS PRAÇA CENTRAL

  • EMRCA.

    O evento contou com a participação de toda comunidade escolar,direção,coordenação e funcionários administrativo!!!!!!!!!!

  • Escola EM "RCA"

    LEMBRETE: o 9° Desfile Garoto e Garota Estudantil teve a coordenação administrativa da Direção e Secretaria Escolar, além de cooperar intensamente com a organização do evento... sem esquecer de mencionar as Professoras Mariana e Adriana (de Artes) que se empenharam e muito na decoração e ornamentação contando com a ajuda dos demais professores e funcionários da escola...

  • Maria

    O site de Santa rita ta Show , Parabéns Pastor e Vereador João Leite Por Mais Uma Conquista , Pelo seu ultimo Projeto aprovado Pela Câmera de vereadores de Sua autoria , Com certeza irá ajudar grandemente a população com os eventos gospel que agora terá o auxilio por lei da prefeitura.

  • Estefani Teixeira

    Celso cade as fotos do Curso de Oratoria ?!

  • Reginaldo

    Parabens Celso pelo trabalho desenvolvido no site, continue assim mostrando os eventos e noticias do nosso municipio, desejo toda sorte de bençao pra vce e toda familia.

  • Dy

    Fala ai meu garoto olha só parabéns pelo trabalho você é uma grande pessoa.Abração Dy filho do Tê da ambulância...

  • cesi_silva@hotmail.com

    cade as fotos do baile da 3ª idade do dia dois de agosto? celina

  • pedro

    muito bom selson seu trabalho continie asim

  • jose carlos mota (marronzinho)

    CELSO,quero te deixar um abraço, e te agradecer pelo trabalho qe vc esta desempenhando,fazendo coberturas de eventos da vossa city. Agradeço tambem em nome de meus amigos as fotos qe vc posta de mim e deles,parssa continue sempre assim esse cara 10(dez).

  • Mario rodrigues de lima

    gostei muito do assunto do seite (estou ligado aqui em inocência)

  • rodrigo

    valeu grande pelo reconhecido trabalho, abraços....

  • Celso Santos

    Olá, Galera deixe seu recado no Portal Valeu!

  • CATIA

    Parabéns! Amei a foto.Abraços

  • Cidinha Barcellos

    Parabéns Celso pelo belo trabalho ! Com essas fotos, matei um pouco da minha saudade de Sta Rita do Pardo.

  • gislaine castro

    ola celso... parabens pelo seu site td de bom para vc..

  • Tiago Apolinário

    Estou passando aki para parabenizar voce meu amigo Celso Santos Pelo site, e te desejar muit sucesso, precisando estamos sempre a disposição juntamente com o Da Hora Bataguassu.

  • Prof. Manoel Pedro

    Caro colega celso, parabens pelo seu trabalho, desejo sorte e sucesso. Santa Rita do Pardo está bem representada na rede social.

  • Prof. Manoel Pedro

    Olá, colega Celso, gostei da reportagem, desejo sucesso em tudo que vc fizer, parabens pela inicitiva. Santa Rita do Pardo está bem representada por vossa pessoa.

  • Prof. Manoel Pedro

    Olá, amigo Celso, gostei da reportagem, parabéns pela criatividade. Santa Rita merece seu profissionalismo.

  • Hugo

    Bela iniciativa, vai ser colocados todas as notícias, fotos de eventos, eventos que vai acontecer e tudo mais de Sta Rita? Boa sorte.

  • José Mattos

    Todo grande projeto nasce de um sonho. Parabéns éla iniciativa!