Quarta-feira, 16 de Abril de 2014

07/01/2014 às 14:35:00

Presos filmam decapitados em penitenciária no Maranhão; veja as fotos e vídeo

Santa Rita do Pardo News
Rebelião Presidio Pedrinhas
Homens é decapitados em penitenciária no Maranhão
Rebelião Presidio Pedrinhas São Luis Maranhão

"Tem que ajeitar o foco", diz um preso a um colega que acabara de ligar a câmera do celular em meio a um grupo de detentos rebelados.

Vencida a discussão técnica, o que se segue é um documento explícito do horror praticado no complexo de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão, onde 62 presos foram mortos desde o ano passado.

São dois minutos e 32 segundos em que os próprios amotinados filmam em detalhes três rivais decapitados. E se divertem exibindo os corpos –ou que restam deles.

O vídeo, gravado no dia 17 de dezembro, começa com os presos caminhando por dez segundos dentro da penitenciária. Para preservar suas identidades, tomam o cuidado de exibir apenas os pés.

No foco principal, um homem de chinelos pretos e bermuda branca dá passos apertados, até que no oitavo segundo da caminhada o chão verde molhado de água se transforma num piso ensopado de sangue.

Dois segundos adiante, a câmera se levanta abruptamente e mostra o saldo do motim no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pedrinhas, um bairro da zona rural da capital maranhense.

Estão lá, diante da câmera e de comentários em tom de comemoração, os corpos de Diego Michael Mendes Coelho, 21, Manoel Laércio Santos Ribeiro, 46, e Irismar Pereira, 34.

O gestão Roseana Sarney (PMDB) não quis comentar o vídeo, enviado ao governo pela Folha. Disse apenas que imagens supostamente registradas em Pedrinhas estão sendo divulgadas e poderão ser alvo de inquérito para investigar a sua veracidade.

 

CABEÇAS

As imagens, encaminhadas à Folha pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão, são chocantes.

Nas costas de um desses corpos, de bruços, estão duas cabeças, lado a lado. Elas são exibidas como troféus.

Ao lado, o terceiro decapitado ainda tem a cabeça encostada ao pescoço.

Um dos presos grita: "Bota [o corpo] de frente pra filmar direito". Outro pede: "Não puxa a cabeça dele".

Em vão. Um outro colega, também de chinelos, enfia os pés na poça de sangue, se aproxima e, com a ponta dos dedos, ergue a cabeça, puxada pelos cabelos.

A cabeça escapa, cai no chão, mas é erguida novamente e colocada ao lado das outras duas. Os presos mantêm o clima de comemoração.

A câmera se aproxima e foca as cabeças bem de perto. Os três parecem ter sido torturados antes de terem as cabeças cortadas. Há marcas de cortes no rosto e por todo o corpo, que parecem ter sido feitas com facas e estiletes.

A câmera segue filmando. Gira e mostra corpos e cabeças de diferentes ângulos. Um dos presos, já descalço, coloca o pé sobre um dos corpos, em sinal de domínio sobre os inimigos.

Neste momento, o vídeo, que traz à tona o cenário de caos no sistema penitenciário do Maranhão, chega ao segundo minuto.

Um dos presos se abaixa, pega uma das cabeças e a gira em direção à câmera.

"Filma aí esse maldito, desgraçado", diz um deles sobre um dos decapitados, com aparelhos nos dentes e o rosto todo riscado. "Vira de lado, vira de lado", pede outro.

Nenhum rosto aparece no vídeo. Mas o chão molhado, de água e de sangue, permite visualizar, no reflexo, uma meia dúzia de presos.

Segundo o governo do Maranhão, que não quis comentar as imagens, as três mortes foram resultado de uma briga entre membros da mesma facção criminosa.

A maior rivalidade no complexo, porém, é de presos da capital versus presos do interior do Estado. Eles formam duas facções diferentes.

Essa rivalidade é citada em relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que conclui que o governo tem sido incapaz de coibir a violência.

Foi de dentro do complexo que saíram as ordens para os atentados ocorridos no último final de semana.

O relatório cita a superlotação de Pedrinhas (com 1.700 vagas, abriga 2.500) e relata casos de estupros de mulheres que entram no presídio para visitas íntimas.

 

Folha Press
Publicidade

Enquete

Com a pavimentação da rodovia MS 040 o Município de Santa Rita do Pardo vai se Desenvolver?
Sim
Não
Talvez
Eu acredito
Publicidade

Recados

  • pedro

    ola nelsinho ja colocou a noticia do omicidio da menina da fazenda? ja esta rodando por ai nos principais jornais.

  • silvanete caitano betencurti

    ola eu to vendendo uma impressora da marcainnbella ta em ótimos esta de concervaçao poucos meses de usso jato de tinta semi nova os enteressados deve ligar no 6799885735

  • Dirce

    Olá Celsinho, posta ai as minhas fotos da formatura. Abraços

  • Estefani Teixeira

    Olá.. Celso posta ai as fotos da Marcha para Cristo, e as fotos da Formatura do 3 Col. da E. E. José Ferreira Lima. Obrigada!

  • JOSÉ SANTOS

    OW CELSO, CADÊ AS FOTOS DA MARCHA PRA JESUS DAQUI DE SANTA RITA DO PARDO-MS POSTA AS FOTOS AI IRMÃO. FICA NA PAZ

  • margarete PROCON

    MARCHA PARA CRISTO DOMINGO 18;00HS PRAÇA CENTRAL

  • EMRCA.

    O evento contou com a participação de toda comunidade escolar,direção,coordenação e funcionários administrativo!!!!!!!!!!

  • Escola EM "RCA"

    LEMBRETE: o 9° Desfile Garoto e Garota Estudantil teve a coordenação administrativa da Direção e Secretaria Escolar, além de cooperar intensamente com a organização do evento... sem esquecer de mencionar as Professoras Mariana e Adriana (de Artes) que se empenharam e muito na decoração e ornamentação contando com a ajuda dos demais professores e funcionários da escola...

  • Maria

    O site de Santa rita ta Show , Parabéns Pastor e Vereador João Leite Por Mais Uma Conquista , Pelo seu ultimo Projeto aprovado Pela Câmera de vereadores de Sua autoria , Com certeza irá ajudar grandemente a população com os eventos gospel que agora terá o auxilio por lei da prefeitura.

  • Estefani Teixeira

    Celso cade as fotos do Curso de Oratoria ?!

  • Reginaldo

    Parabens Celso pelo trabalho desenvolvido no site, continue assim mostrando os eventos e noticias do nosso municipio, desejo toda sorte de bençao pra vce e toda familia.

  • Dy

    Fala ai meu garoto olha só parabéns pelo trabalho você é uma grande pessoa.Abração Dy filho do Tê da ambulância...

  • cesi_silva@hotmail.com

    cade as fotos do baile da 3ª idade do dia dois de agosto? celina

  • pedro

    muito bom selson seu trabalho continie asim

  • jose carlos mota (marronzinho)

    CELSO,quero te deixar um abraço, e te agradecer pelo trabalho qe vc esta desempenhando,fazendo coberturas de eventos da vossa city. Agradeço tambem em nome de meus amigos as fotos qe vc posta de mim e deles,parssa continue sempre assim esse cara 10(dez).

  • Mario rodrigues de lima

    gostei muito do assunto do seite (estou ligado aqui em inocência)

  • rodrigo

    valeu grande pelo reconhecido trabalho, abraços....

  • Celso Santos

    Olá, Galera deixe seu recado no Portal Valeu!

  • CATIA

    Parabéns! Amei a foto.Abraços

  • Cidinha Barcellos

    Parabéns Celso pelo belo trabalho ! Com essas fotos, matei um pouco da minha saudade de Sta Rita do Pardo.

  • gislaine castro

    ola celso... parabens pelo seu site td de bom para vc..

  • Tiago Apolinário

    Estou passando aki para parabenizar voce meu amigo Celso Santos Pelo site, e te desejar muit sucesso, precisando estamos sempre a disposição juntamente com o Da Hora Bataguassu.

  • Prof. Manoel Pedro

    Caro colega celso, parabens pelo seu trabalho, desejo sorte e sucesso. Santa Rita do Pardo está bem representada na rede social.

  • Prof. Manoel Pedro

    Olá, colega Celso, gostei da reportagem, desejo sucesso em tudo que vc fizer, parabens pela inicitiva. Santa Rita do Pardo está bem representada por vossa pessoa.

  • Prof. Manoel Pedro

    Olá, amigo Celso, gostei da reportagem, parabéns pela criatividade. Santa Rita merece seu profissionalismo.

  • Hugo

    Bela iniciativa, vai ser colocados todas as notícias, fotos de eventos, eventos que vai acontecer e tudo mais de Sta Rita? Boa sorte.

  • José Mattos

    Todo grande projeto nasce de um sonho. Parabéns éla iniciativa!

  • Lucas Gomes

    Caro colega Celso Santos, parabens ai pela iniciativa e sucesso no novo site.

  • Equipe W3Case

    Parabéns por seu novo site. Sucesso.